Sistema que usou moléculas representando informações
Cientistas israelenses anunciaram ter obtido um avanço em pesquisas sobre computadores que processam informações por meio do uso de DNA ao terem conseguido fazer um sistema responder a perguntas lógicas simples.
O cientista Ehud Shapiro do Instituto Weizmann de Israel, há vários anos que vem desenvolvendo sistemas de computação com enzimas e pedaços de DNA - a molécula que guarda o código genético dos seres vivos.
Um sistema apresentado por ele em 2004, por exemplo, podia ser usado para detectar moléculas específicas associadas ao cancro.
Mas o novo sistema desenvolvido por Shapiro e outros cientistas do Instituto Weizmann pode, de forma efetiva, responder sim ou não a perguntas.
"Com o uso de uma bioquímica mais sofisticada, fomos capazes de implementar programas lógicos simples, que são mais parecidos com a forma como as pessoas programam computadores", afirmou Shapiro.
Luz verde
O sistema criado pelos pesquisadores usa moléculas que representam factos e regras.Inicialmente, eles testaram o sistema com proposições simples. Uma delas era: "Todos os homens são mortais. Sócrates é um homem. Portanto, Sócrates é mortal."Quando alimentado com uma "regra" molecular (com a frase "todos os homens são mortais") e um "fato" molecular (com "Sócrates é um homem"), o sistema foi capaz de responder à questão "Sócrates é mortal?" de forma correta.
Os pesquisadores então fizeram questões mais complicadas, envolvendo várias regras e factos. Os dispositivos de DNA conseguiram deduzir a resposta correcta sempre. A resposta foi dada por meio de um flash de luz verde.
Algumas partes de DNA foram equipadas com uma molécula com fluorescência natural ligada a uma segunda molécula que mantém a luz coberta.O estudo da equipa israelense, chefiada por Shapiro e Tom Ran, foi publicado na revista "Nature Nanotechnology".
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/08/090806_computadordnafn.shtml
Sem comentários:
Enviar um comentário