terça-feira, 27 de abril de 2010

Série Reaccional de Bowen

Série que traduz a sequência pela qual os minerais cristalizam num magma em arrefecimento. Segundo Bowen, existem duas séries de reacções que se designam, respectivamente, por série dos minerais ferromagnesianos (ramo descontínuo) e série das plagióclases (série contínua). No ramo descontínuo, à medida que se verifica o arrefecimento, o mineral anteriormente formado reage com o magma residual, dando origem a um mineral com uma composição química e uma estrutura diferente, e que é estável nas novas condições de temperatura. No ramo contínuo, verifica-se uma alteração nos iões da plagióclase, sem que ocorra alteração da estrutura interna dos minerais.
São várias as formas pelas quais os cristais originados podem ser separados do líquido residual. Se a pressão comprime o local onde se formam os cristais, o líquido residual tende a escapar por pequenas fendas, enquanto que os cristais ficam no local da sua génese. Se os cristais são mais densos ou menos densos do que o líquido residual, eles deslocam-se para o fundo ou para o cimo da câmara magmática, respectivamente. Acumulam-se por ordem da sua formação e das suas densidades – diferenciação gravítica. As últimas fracções do magma, constituídas por água com voláteis e outras substâncias em solução constituem as soluções hidrotermais e podem preencher fendas das rochas, dando origem a filões.







Fonte: http://soraiabiogeo.blogs.sapo.pt/10098.html

Reflexão: Com estas postagens sobre o magmatismo, o nosso objectivo foi sintetizar a matéria abordando-a de forma simples. Assim damos a perceber a formação do magma e os benefícios que nos trazem. Englobamos também os minerais pois estes são formados através dos vários tipos de magma. Explicamos cada tipo, como se formam e onde existem com mais abundância.
Baseamo-nos em imagens de esquemas para facilitar o estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário