sábado, 7 de novembro de 2009

Mutações Genéticas favorecem simbiose


Estudo mostra que mutações genéticas favorecem relações de ajuda mútua entre bactérias de um biofilme.Pesquisadores dinamarqueses e neozelandeses testemunharam a formação das relações de ajuda mútua numa comunidade de bactérias. Para entender como essas complexas intereções se tornam mais estáveis à medida que as relações entre as espécies evoluem, a equipe de Paul Rainey, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), estudou um modelo simplificado de comunidade com apenas duas espécies. Os autores relatam que, ao formar um biofilme, as bactérias Acinetobacter e Pseudomonas putida conseguem aproveitar nutrientes escassos de uma maneira muito mais eficiente do que se trabalhassem de forma isolada. A explicação para essa interacção está em pequenas mutações genéticas que fazem com que uma espécie se adapte à presença da outra. No caso estudado, a Acinetobacter converte o alimento fornecido pelos pesquisadores – álcool benzílico – em um composto que a P. putida consegue aproveitar. Dessa forma, ambas as espécies podem viver com uma quantidade total de alimento menor.



Conceitos:


  • Biofilmes- são comunidades biológicos com um elevado grau de organização, onde as bactérias formam comunidades estruturadas, coordenadas e funcionais.



  • Pseudomonas putida- é uma das linhagens mais interessante industrial entre as bactérias do género Pseudomonas, e que, juntamente com o seu potencial de degradação de compostos aromáticos e de xenobióticos, tem a capacidade de colonizar o sistema radicular das plantas, biofilmes forma e poder ser gerido de ponto de vista genético.




  • Acinetobacter- é um género de bactéria Gram-negativa que pertence ao filo Proteobacteria. Não-móveis, as espécies de Acinetobacter são oxidase-negativas, e se apresentam em pares. São importantes organismos no solo, onde contribuem na mineralização de, por exemplo, compostos aromáticos. As Acinetobacter também são uma importante fonte de infecções hospitalares, quando atingem principalmente pacientes imunologicamente debilitados.

http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/2110/mutacoes-geneticas-favorecem-simbiose

Fontes:
Evolution of species interactions in a biofilm community. Hansen et al. Nature (1 February 2007)

0 comentários: