quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Portugal tremeu com sismo de 6.0 na escala de Richter



Um abalo sísmico com uma intensidade de 6.0 na escala de Richter foi sentido esta madrugada em todo o país, sobretudo na região do Algarve. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) adianta que "não são conhecidos quaisquer danos materiais ou pessoais" causados pelo sismo, cujo epicentro foi situado a cerca de 100 quilómetros da costa Sul. *com RTP

O abalo teve início à 1:37 e fez-se sentir em vários distritos do país, em particular na região de Lagos e Portimão, no Algarve, mas também foi sentido em Aveiro e Braga, a Norte. De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), que avaliou a magnitude do sismo em 6.0 graus na escala de Richter, o epicentro localizou-se a cerca de 100 quilómetros a sudoeste do Cabo de São Vicente.

A agência de geofísica dos Estados Unidos (United States Geological Survey - USGS) calculou a intensidade do abalo em 5.7 na escala de Richter e situou o epicentro a 185 quilómetros de Faro e a 265 quilómetros de Lisboa. A página da USGS na Internet indica ainda que o sismo ocorreu a dez quilómetros de profundidade.

Do Instituto de Meteorologia, Adérito Serrão afirmou à agência Lusa que "o sismo desta madrugada é o maior registado, desde 1969".

O ministro da Administração Interna esteve reunido de emergência com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Carnaxide. Numa primeira fase, as autoridades procuraram apurar a eventual existência de danos materiais ou vítimas. Disponibilizar informações à população foi outra das prioridades.

"Não há registo de danos pessoais, nem de danos materiais. Podemos concluir que houve, depois, algumas réplicas de menor intensidade", afirmou Rui Pereira à RTP, acrescentando que "o sistema funcionou, mais uma vez, bem".

Da Protecção Civil, Henrique Vicêncio fala de uma actividade sísmica "normal" e "benéfica", porque "há libertação de tensões ao longo do tempo e, assim, estamos a evitar sismos de maior magnitude no futuro".


Reflexão pessoal : Ficamos a saber que tinha ocorrido este sismo, através dos noticiários e referiram várias vezes o sismo de 1755, que teve estragos, vítimas... Quando soubemos que tudo não tinha passado de um susto e que deu para ver se Portugal estava preparado para estes abalos, ficamos mais descansadas por não ter haviado consequências. Mas mostra mais uma vez que o NOSSO PLANETA TERRA, está a sofrer devido ao Homem e isso terá as suas consequências, nomeadamente, os sismos.

0 comentários: