sábado, 20 de fevereiro de 2010

Crânio de bebé mamute é descoberto na Rússia

O crânio de um mamute de 20 meses de idade, foi descoberto recentemente numa ilha do arquipélago da Nova Sibéria, em frente a Iakutia, foi apresentado ao público em Moscou.
Nestes restos procedentes de uma ilha do Oceano Artico, únicos no mundo, segundo os palentólogos russos, podem ser vistos, no entanto, tecidos celulares que mostram o aparecimento dos caninos e dos demais dentes, o que os cientistas consideram uma particularidade muito rara, informou Evgueni Machtchenko, cientista do Instituto Paleontólogico da Academia Russa de Ciências.
O crânio, praticamente completo deste espécie comprova a conservação perfeita do corpo do filho da era quaternária. Para os cientistas russos, a sua presença nesta ilha onde, anteriormente, já haviam sido encontrados espécies adultos de mamute, demonstra que os grandes mamíferos viviam ali há quase 70 mil anos.
Segundo Vladimir Jegallo, do Museu Geológico Vernadski, estas descobertas contribuem para desenvolver a ciência do clima. Foram encontrados na Rússia 90% dos mamutes descobertos até o momento.


Representação de um mamute encontada na caverna de Lascaux, no sudoeste de França. As pinturas rupestres da caverna são datadas entre 18 mil e 15 mil anos atrás.

Reconstituição do esqueleto de um mamute.

Fonte: http://cienciahoje.uol.com.br/63248http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/

Reflexão:

0 comentários: