quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A miúda com cara de Lobo





Supatra Sasuphan, uma rapariga tailandesa de 6 anos e , também, a última pessoa que se conhece com Síndrome de Ambras. Esta menina sofre de um crescimento anormal de pêlos com 10 centímetros em todo o corpo, excepto nas palmas das mãos e dos pés.
Os médicos que estão a estudar esta doença, creêm que a mutação está no cromossoma 8. Mas mesmo que esteja, a descorta de um tratamento eficaz ainda pode estar muito distante. Esta doença é mesmo muito rara, pelo que só acontece em 1 em cada 10 mil milhões de bebés.
Supatra está a surpreender o mundo, não pela sua esquisita doença, mas pelo modo como lida com ela. "Diverte-me muito pregar sustos aos meus colegas", afirma ela. Muitos dos seus amigos compreendem e muitos deles também apresentam posturas cruéis.
Antigamente as pessoas que sofriam desta anomalia eram exploradas nos circos e rejeitadas pela comunidade.
Um doente que ficou para a história foi Petrus Gonsalvus, uma vez que a sua doença serviu-lhe a protecção do rei da França.








Reflexão: Aqui está um caso muito interessante e raro, o Síndrome de Ambras (que desconheciamos). É incrível o que uma mutação pode provocar, mas mais incrível é a forma como esta menina parece lidar com ela.

0 comentários: