quarta-feira, 17 de março de 2010

Características geológicas da acção do mar ( II )

Uma das maiores formas através das quais a água (rio ou mar) desgasta a rocha é por abrasão lenta. A areia e os calhaus transportados pelo rio geram uma acção trituradora que consegue desgastar até a rocha mais dura. No fundo de alguns rios, os calhaus e os seixos encontram-se em rotação no interior de cavidades no fundo do leito, como se de uma misturadora se tratasse, aprofundando-as e alargando-as. Estas cavidades são denominadas de marmitas de gigante e encontram-se em todos os cursos de água e também junto ao mar, na plataforma de abrasão, embora resultem mais do abatimento de algares do que da própria acção trituradora dos calhaus e seixos. Quando a água baixa, podemos observar estes calhaus e areias depositados no fundo das marmitas de gigantes expostas.


Imagem - Esquerda marmitas de gigante na plataforma de abrasão na Praia de Armação de Pêra. Direita, plataforma de abrasão com marmitas de gigante na Praia de Olhos de Água (Algarve. Portugal). No fundo da marmita é normal a presença de cascalho e areia. Tratam-se de pequenas áreas importantes para a formação de mini ecossistemas. É normal encontrar-se moluscos, crustáceos e por vezes mesmo pequenos peixes ficam aqui retidos.


Imagem - Lentamente os pequenos buracos (marmitas de gigante), vão-se fundindo e a plataforma de abrasão vai desaparecendo. Praia de Olhos de Água (Algarve. Portugal)
A erosão e a deposição de sedimentos conduzem a formas de relevo características, das quais se salientam as praias, resultantes da acumulação de sedimentos, e as arribas, resultantes da intensa erosão marinha. As arribas são faixas de litoral escarpado, muito íngreme, onde o efeito da erosão marinha se faz sentir de forma intensa. Este desgaste, a abrasão marinha, faz-se sentir, sobretudo, na base da escarpa em contacto com o mar, onde o material rochoso é retirado mais intensamente. Esta abrasão descalça a base da arriba, que, por acção do peso das camadas superiores, abate, originando no sopé da arriba um amontoado de blocos rochosos - a plataforma de abrasão. Durante um certo tempo, a plataforma de abrasão retém a abrasão e o desgaste do sopé da arriba até ao momento em que os blocos rochosos se desgastam e o processo de desgaste da base retoma o seu curso normal. A natureza do material rochoso, o seu grau de dureza e compactação, a orientação e posição dos estratos condicionam a velocidade da abrasão da arriba.


Imagem - Recuo da arriba. Na base encontram-se grandes blocos retardam a acção erosiva do mar. A abrasão faz-se sentir, sobretudo, na base da escarpa em contacto com o mar, onde o material rochoso é desgastado mais intensamente. Ela descalça a base da arriba, que, por acção do peso das camadas superiores, abate, originando no sopé da arriba um amontoado de blocos rochosos, a plataforma de abrasão. Durante algum tempo, a plataforma de abrasão retém a abrasão do sopé da arriba até ao momento em que os blocos rochosos se desgastam e o processo de erosão da base retoma o seu curso normal. A natureza do material rochoso, o seu grau de dureza e compactação, a orientação e posição dos estratos condicionam a velocidade da abrasão da arriba.

Imagem - Recuo da arriba


Se as costas são escarpadas e elevadas, a arriba é escavada, por ser sujeita à abrasão. A destruição da arriba será maior ou menor em função da litologia presente. Assim, uma arriba calcária é muito menos resistente à abrasão que uma arriba quartzítica. Na linha de costa, há intensas fases de mobilização e deposição de sedimentos, numa interacção de correntes fluviais e correntes derivadas da ondulação marinha. As condições de deposição na costa são mais favoráveis quando as correntes marinhas actuam sobre um superfície de fundo plana e coberta de sedimentos soltos e móveis.

Fonte: http://sites.google.com/site/geologiaebiologia/Home/geologia-problemas-e-materiais-do-quotidiano/zonas-costeiras

Reflexão: Neste post, abordamos formas de erosão. As arribas que recuam à medida que aumenta a abrasão marinha. As praias e as dunas têm lugar quando o mar recua. No fundo de alguns rios, os calhaus e os seixos encontram-se em rotação no interior de cavidades no fundo do leito – marmitas gigantes.

0 comentários: