domingo, 14 de março de 2010

Problemas da ocupação antrópica

No entanto, estas zonas não são estáticas, mas muito dinâmicas. O litoral evolui, algumas formas modificam-se, mudam de posição, e outras aparecem e desaparecem. Actualmente, a dinâmica da faixa litoral é condicionada pela intervenção de fenómenos naturais e antrópicos.
Fenómenos Naturais

De entre os fenómenos naturais, aos quais o homem é completamente alheio e que, de uma maneira geral, não pode contrariar, anular ou modificar, destacam-se:
alternância entre regressões e transgressões marinhas, como a subida e a descida do nível médio da água do mar;
existência de correntes marinhas litorais variadas que, ao provocarem a erosão, o transporte e a deposição de sedimentos, condicionam a morfologia da costa.
A deformação das margens dos continentes, em resultado de movimentos tectónicos podem provocar a elevação ou o afastamento das zonas litorais.
Regressões e Transgressões marinhas. O que são?
A alternância de períodos glaciáricos e de períodos interglaciários ocorridos no planeta tiveram como consequência indirecta a modificação das linhas de costa, uma vez que durante os períodos mais frios (glaciações) uma quantidade importante de água é transferida do domínio oceânico para as calotes polares, ocorrendo uma diminuição do nível médio das águas do mar e um fenómeno inverso durante o período interglaciário. Quando se verifica o recuo do mar, diz-se que ocorreu uma regressão marinha.

Mostramos agora um exemplo de uma transgressão marinha :
O nosso mergulhador geólogo nos dias actuais, à medida que se afasta do continente vai encontrar cascalho (conglemerado), numa lagoa, onde a dinâmica é mais fraca, argila (mud), e na praia (beach), vai encontrar areia (sand). Se afastar-se da costa predominam os calcários (carbonate).

Se o nosso mergulhador fizer um furo no local onde está, do topo para a base vai encontrar : Calcários - Areia - Argilas - Cascalho.



Vamos continuar com o nosso mergulhador. Ele decidiu não sair do sítio. É verdade que o tempo geológico é longo, mas no nosso exemplo imaginário a quantidade de oxigénio também é muito grande.
1. Enquanto ele está no fundo de um rio ou de uma zona litoral, o sedimento que se deposita é essencialmente cascalho (gravel).
2. O nível do mar sobe. A linha de costa migra para o interior do continente, e onde era o rio agora formou-se uma lagoa. A dinâmica numa lagoa é muito baixa e depositam-se argilas. Bom, podem também depositar-se evaporitos (sal gema, por exemplo), com podemos observar na cidade de Aveiro.
3. O nosso nível do mar continua a subir e a linha de costa está agora uns bons quilómetros no interior do continente. Depositam-se agora as areias (sand).
4. Com o avanço da linha de costa, em consequência da subida do nível do mar, para o interior, depositam-se agora carbonatos.

0 comentários: