sábado, 5 de junho de 2010

Energia das marés


As marés são o resultado da combinação de forças produzidas pela atracção do Sol e da Lua e do movimento de rotação da Terra que leva à subida e descida da água dos oceanos e mares. A energia das marés consiste no aproveitamento dos desníveis de água que resultam dessa subida e descida das marés.
O princípio de funcionamento de uma central de maré é bastante semelhante ao funcionamento de uma central hidroeléctrica, no que diz respeito ao aproveitamento da energia cinética das massas de água.



À medida que a maré sobe ou desce, a água passa através de comportas, ora num sentido, ora noutro. Seguidamente, são accionadas turbinas que transformam a energia mecânica em eléctrica.
Na Europa foi construída uma central de produção de energia das marés em La Rance (França), a 10 km da desembocadura do rio Rance no Canal da Mancha. Neste local a amplitude da maré é de 13 metros. Esta central está em funcionamento desde 1966.



Fonte: http://dminas.ist.utl.pt/Geomuseu/RG2009/Estrutura%20Ind%FAstria%20Mineira%202009a.pdf
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/eductecnol/eductecnol_trab/recursosenergeticos.htm

Reflexão: A energia das marés consiste no aproveitamento dos desníveis de água que resultam da subida e descida das marés. O princípio de funcionamento de uma central de maré é bastante semelhante ao funcionamento de uma central hidroeléctrica.

0 comentários: