segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Anemia falciforme



A anemia falciforme é uma doença hereditária que causa destruição crônica das células vermelhas (eritrócitos) do sangue, causando sintomas de intensa dor, susceptibilidade à infecções e, em alguns casos, a morte precoce.
As hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) têm em sua composição uma proteína chamada hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões até os tecidos do corpo.
Pessoas com anemia falciforme herdaram genes para um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S. Este tipo de hemoglobina, quando submetida a quantidades baixas de oxigênio, se deforma, tornando a hemácia rígida e com uma aparência de foice (daí vem o nome, falciforme). As hemácias com o formato de foice não conseguem atravessar os vasos sanguíneos do corpo facilmente, desta forma entopindo-os e bloqueiando o fluxo de sangue, e o suprimento de oxigênio aos tecidos e órgãos.
A anemia falciforme é muito comum em pessoas negras. Portadores deste tipo de anemia são homozigotas, isto é a apresentam um gene herdado de ambos os pais (genótipo aa). Quando uma pessoa herda só um gene da anemia falciforme de um pai a mesma não desenvolve a doença, isto é, pessoas heterozigotas (genótipo Aa) para anemia não apresentam sintomas clínicos .


Vídeo sobre Anemia Falciforme:

0 comentários: