sexta-feira, 19 de março de 2010

Formas de Deposição



As formas de acumulação de sedimentos ao longo das costas incluem praias, restingas, ilhas-barreira, tômbolos . Nas praias com acumulações predominantemente de areias de grão fino e grosso, o movimento oscilatório das ondas marinhas provoca como que ondulação dos materiais arenosos. As praias são constituídas por acumulação de materiais transportados pelo mar, resultando de uma interacção entre a litologia, a forma da costa e a dinâmica das ondas. Os materiais detrítícos são submetidos a uma selecção granulométrica, à medida que se afastam do litoral. Assim, os materiais de maior dimensão, como blocos, seixos e areias, são transportados e atirados para a praia, predominantemente, por rolamento e saltação.

Selecção granulométrica dos sedimentos. (Coarser grains = sediementos grosseiros)
Os materiais mais finos, como argilas e silte, são transportados por suspensão, acabando por depositar e atapetar os fundos das baías com águas calmas, sem grandes correntes. As argilas podem manter-se em suspensão muito longe do litoral, acabando sempre por depositar nas grandes bacias oceânicas.

A marca resultante da acção das ondas sobre os depósitos arenosos designa-se por ripple mark. Em representação esquemática em plano e em corte, os ripple marks são constituídos por cristas e sulcos sensivel-mente paralelos, simétricos e mais ou menos regulares.
Em superfícies irregulares onde correntes acumulam sedimentos, como as marcas de ondulação, a estratificação forma-se segundo um ângulo com a superfície de acumulação, e o depósito de sedimento recebe a designação de estratificação cruzada

0 comentários: