terça-feira, 17 de novembro de 2009

Chimpanzés destros fornecem pistas sobre a origem da linguagem humana


A maioria das funções linguísticas em seres humanos são controlados pelo hemisfério cerebral esquerdo. Um estudo de chimpanzés em cativeiro no Yerkes National Primate Research Center (Atlanta, Geórgia), relatada na edição de janeiro de 2010 Cortex Elsevier, sugere que esta lateralização "hemisférica" para a linguagem pode ter suas raízes na evolução da comunicação gestual dos nossos antepassados comuns. A grande maioria dos chimpanzés no estudo mostraram uma tendência significativa para destros gestos ao se comunicar, o que pode refletir uma posição dominante similar do hemisfério esquerdo para a comunicação em chimpanzés como observado para as funções de linguagem nos seres humanos.

Uma equipa de pesquisadores, supervisionado pelo professor William D. Hopkins de Agnes Scott College (Atlanta, Geórgia), estudado por uso de 70 chimpanzés em cativeiro durante um período de 10 meses, a gravação de uma variedade de gestos comunicativos específicos para os chimpanzés. Estes incluíram '' estender o braço "ou" mão-bofetada 'gestos produzidos em diferentes contextos sociais, tais como a atenção interações começar, compartilhada excitação, ameaça, agressão, saudação, a conciliação ou convites para aliciamento ou para jogar. Os gestos foram orientados para os observadores humanos, assim como para outros chimpanzés.

O Prof Hopkins afirmou que: " O grau de predominância da mão direita para gestos é um dos mais pronunciados que alguma vez encontrado em chimpanzés em comparação a outras acções de comunicação manual. Nós já encontrou tais preconceitos manual nesta espécie de gestos apontando exclusivamente dirigida aos seres humanos. Estes dados suplementares mostrou claramente que a lateralidade direita para gestos não é especificamente associada às interações com os seres humanos, mas generaliza a comunicação intra-específica ".

Logo, a comunicação gestual em macacos parte de algumas das principais características da linguagem humana, como a intencionalidade, propriedades referenciais e flexibilidade de aprendizagem e de utilização.

0 comentários: